Oi meninas, tudo bom?
Hoje vim falar um pouco para vocês sobre as dietas e alguns tipos existentes delas! Muitas pessoas se submetem por dieta a ideia de passar fome, cortar do cardápio a maioria dos alimentos prediletos, alimentar-se somente de frutas, legumes e verduras. O que muitas pessoas não sabem é que regimes muitos radicais, baseados neste corte e na ingestão de pouca quantidade de calorias, colocam em risco sua saúde, provocam a perda de massa muscular e líquidos (facilitando o posterior ganho de peso).
As dietas muito pobres em carboidratos funcionam se o objetivo for a perda rápida de peso, mas perde também uma quantidade grande de massa muscular.
1- Dr. Atkins
A mais famosa das dietas pobres em carboidrato e ricas em proteína e gordura. Com uma duração de 14 dias, a dieta propõe uma super redução de ingestão de carboidratos, que varia de 15 a 60g e, segundo Atkins (médico que inventou a dieta), a perda de peso é surpreendente e que esse é um dos motivos para levar esta dieta para a vida inteira. Ele considera o carboidrato como grande vilão pois favorece o aumento da insídia.
A dieta funciona se seu objetivo for perder peso, mas quando cortamos o carboidrato perdemos muita água e muita massa magra, o que precisamos perder é gordura! Só conseguimos isso quando praticamos atividade física correta e temos uma alimentação balanceada, ou seja, sem radicalismo.
PS: cada vez que perdemos peso corporal por massa a água, o percentual de gordura se eleva e quando voltamos a comer como antes, acabamos recuperando o peso que vem da gordura.
2- South Beach
Esta dieta foi desenvolvida pelo cardiologista Arthur Agaston e é dividira em três fases:
A primeira fase dura 14 dias e diminui a ingestão de carboidratos fica restrita apenas às leguminosas (feijão, soja, lentilha e ervilha) e estão proibidas as massas, arroz, pães, cereais, doces e até frutas e estão liberadas as carnes magras, frango sem pele, ovos, azeite de oliva, nozes e amêndoas. Nesta fase pode-se perder de 3 a 5kg.
Na segunda fase os carboidratos integrais são introduzidos gradualmente, perdendo por volta de meio a um quilo por semana.
Já na terceira fase é para ser seguida para toda a vida, podendo comer uma porção de carboidratos integrais a cada refeição principal e outra de alguma coisa "proibida" uma vez por semana (chocolate, lasanha e etc.). Se você comer demais e engordar é só voltar para a primeira fase.
Cuidado!
Os carboidratos são essenciais para ter energia e a ausência de fibras interfere no funcionamento do organismo. Esta dieta pode causar problemas de saúde como aumento do colesterol do sangue, devido ao aumento do consumo de gorduras.
3- Dieta dos pontos
Criada por Alfredo, a dieta dos pontos eé um meio de reeducação alimentar que segue uma tabela que converte os valores calóricos dos alimentos em pontos. Você pode comer qualquer coisa e cada ponto equivale a 3,6 calorias. Geralmente homens somam 400 pontos e mulheres 300 pontos diários, mas a quantidade de pontos vem de acordo com idade, altura, peso, sexo, atividades físicas e etc. O controle dos alimentos tem de ser bastante rigoroso e uma das vantagens desta dieta são a praticidade e comodidade.
4- Dieta da USP
dieta que se aproveita do nome da Universidade de São Paulo para dar impressão de seriedade científica, mas a USP nunca fez nenhuma dieta como esta. Ela restringe carboidratos e permite apenas o consumo de gorduras e proteínas. Ela pode ser perigosa pois existe um consumo exagerado de proteínas e gorduras.
Vantagens e desvantagens
Dr. Atkins
Prós:
- Perda rápida de peso
- Não há fome pois a quantidade de alimentos é livre
Contras:
- Perda de massa magra
- Dificuldade de manter o peso depois
- Pode causar tonturas, mau hálito, aumento de colesterol
- Sobrecarrega os rins
- Pode acarretar alguns tipos de câncer
South Beach
Prós:
- Perda rápido de peso
- Não há fome
- Mais fácil de ser mantida
Contras:
- Perda de massa magra
- Excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins
- Pode causar tonturas, mau hálito, aumento de colesterol
Dieta dos pontos
Prós:
- Pratica e cômoda
- Liberdade para comer o que gosta
- Não tem "corte" de alimentos
Contras:
- Focaliza apenas o valor calórico dos alimentos
- Pode causar a famosa "fome oculta"
Dieta da USP
Prós:
- Perda rápida de peso
- Não existe fome
Contras:
- Perda de massa magra
- Dificuldade de manter o peso
- Pode causar tonturas, mau hálito, aumento de colesterol
- Sobrecarrega os rins
- Pode acarretar alguns tipos de câncer
É isso meninas, citei apenas 4 dietas de muitas que existem por aí. Fiquem sempre muito atentas às dietas loucas e não se esqueçam de fazer exercício físico regularmente! Espero que tenham gostado do post e comentem o que acharam. Beijos @ninhabessa
Já fiz a dos pontos e foi uma das que mais surtiram efeito em mim! Perdi uns 8 kilos com ela, mas não sei se tenho mais pique pra fazer de novo :/
ResponderExcluirAdorei o post!
Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram
Oi! Que bom que gostou do post. Geralmente o certo é manter o peso comendo coisas saudáveis durante a semana e liberando doces e gordurar no fim de semana! Beijos
Excluireu não sou muito fã dessas dietas malucas, eu ja tive anorexia ai tudo que é com dieta me assusta um pouco
ResponderExcluirhttp://descrevendonuvem.blogspot.com.br/
É sempre bom tomar cuidado, fazer dietas sempre acompanhado de um nutricionista! Ser saudável é mais importante! Beijos
ExcluirEu nunca tive problemas quanto a isso por que sou magrinha e na maioria das vezes minha neura foi pra ganhar massa e não pra perdê-la porém minha irmã sofre bastante com isso. Já vi ela fazer várias loucuras mas o que eu pude perceber é que os melhores resultados-duradouros e saudáveis- não incluíam dietas malucas... Ela apenas aliou exercícios físicos com uma alimentação que continha de tudo (até carboidrato), nas horas certas, bebeu muita água e tinha o "dia do lixo" onde ela podia comer alguma bobeira! :)
ResponderExcluirSeu post foi bastante esclarecedor!
tofalandoisa.blogspot.com.br
Que bom que gostou! Realmente essa é a melhor forma de ser saudável e emagrecer mesmo! beijoss
Excluir